segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Escala maior- Parte 2


E aê minha galerinha !!
Continuando nossa aula passada sobre escala maior, vou estar passando de um caso que vamos montar essa escala usando o sustenido.
Exemplo 1 : Escala de G (sol maior).
Primeiramente, vamos escrever as notas em sequência:
G , A , B , C, D, E , F, G
Agora vamos analisar: o primeiro intervalo é de? Um tom, exatamente!!! :D
Nosso próximo passo é analisar se o intervalo que está na escala nesse momento, condiz com o que precisamos para montar a escala, em outas palavras: de G para A tem um tom?
Para responder esta pergunta, basta voltarmos na aula passada e olharmos na escala cromática, e veremos que a respota é: SIM !!!
Agora o segundo intervalo : um tom também.
De A para B temos? Um tom também, que condiz com o que nós precisamos.
Próximo intervalo:Meio tom.
De B para C temos? Um semitom, beleza.
Próximo intervalo:Um tom.
De C para D: um tom, ok.
Próximo intervalo:um tom.
De D para E, um tom,tranquilo até agora.
Próximo intervalo:Um tom.
De E para F: Opá, aqui tem meio tom!!
E agora José?
Vamos imaginar isso fisicamente.
Imagine que suas duas mãos são as notas em questão, a esquerda E e a direita F e coloque-as uma ao lado da outra.
Se "jogarmos" a mão direita mais para a direita, a distância entre elas aumenta certo?
Isso, na música, seria equivalente a  colocar um sustenido !!
Ou seja, nosso intervalo vai ficar:
E , F#.
E só para conferir, nosso último intervalo, que é de meio tom, condiz com o último da escala de sol maior, pois de F# para G há meio tom.
Nossa escala ficou:
G, A, B ,C, D, E ,F#, G.
Isso aí galera até a próxima !!!

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