segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escala maior(parte 3)


Salve salve, galerinha ligada no TocaFácil !!!
Dando continuado à nossa aula anterior, vamos dar mais uns exemplos de escalas maiores usando sustenidos.
Bem, vamos ao nosso primeiro exemplo de hoje:
Escala de E.
Como de costume, vamos começar pela nota que dá nome à escala, E.
Escala: E.
A próxima nota deverá se distanciar um tom da primeira nota, no caso E, ou seja, a próxima nota será F#, pois meio tom acima de mi será fá e meio tom após essa será fá sustenido, simples.
Nossa escala ficará assim:
Escala: E , F#.
A distância da próxima nota deverá ser de um tom, assim:
Escala: E , F#, G#.
Continuando, nosso próximo intervalo agora será de meio tom.
Escala: E , F#, G# , A.
Agora que vocês já sabem montar a escala, vou só mostrar como a escala fica para vocês mesmos fazerem a análise da mesma, beleza?
Escala: E , F# , G# , A , B , C# , D# , E.
Nosso próximo exemplo vem desfazer um pequeno equívoco que criamos quando começamos aprender sobre semitons naturais(E-F e B-C)
Existe ou não E ou B sustenidos?
Para surpresa de alguns, a resposta é: SIM !! Mas, na prática essas duas notas representam as notas que formam com elas os semitons naturais.
Ou seja, E sustenido é,  na prática, F, assim como B sustenido é C.
Para ilustrar melhor, vamos ao nosso exemplo de escala maior:
Escala de C#.
A escala fica:
Escala: C# , D# , E# , F# , G# , A# , B# , C#.
Para ficar mais simples de montar essa escala  poderíamos ter lembrado da escala modelo, dó maior, onde todas as notas são naturais.
Assim, se em dó maior todas as notas são naturais e em dó sustenido aumentamos meio tom na tônica, aumentaremos também todas as notas do resto da escala, reparem:
Escala: C# , D# , E# , F# , G# , A# , B# , C#.
Fiquem ligados pois no próximo post vamos aprender montar escalas maiores usando bemol.
Um abraço e fiquem todos com Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário